sexta-feira, 1 de abril de 2011

Questões: “A VIOLÊNCIA DAS LEIS – Leon Tolstoi / COVARDIA – Sônia Francine ”

QUESTÕES REFERENTES AOS TEXTOS:


• “A VIOLÊNCIA DAS LEIS – Leon Tolstoi

1. Qual a tese defendida pelo autor do texto?
O autor defende que as leis foram criadas para escravizar o ser humano, uma vez que para serem cumpridas, geram algum tipo de violência.

2. Na primeira frase, revela-se o posicionamento do autor. Esse posicionamento mostra que o autor concorda com o modo de se criarem constituições?
O autor não concorda com o modo pelo qual foram criadas as leis, pois acredita que elas favorecem apenas um determinado grupo de pessoas.

3. Qual a expressão coesiva (uso de um articulador ou conectivo) que reforça o posicionamento do autor, ainda no primeiro parágrafo?
“Em toda parte e sempre, as leis são impostas utilizando os inúmeros meios capazes de fazer com que algumas pessoas se submetam a vontade de outras, isto é, pancadas, perda da liberdade e assassinato”.

4. O texto existe para acusar que há uma falácia (argumento ilógico, falso, sem fundamento) no conceito de lei. De que falácia se trata?
O autor diz isso no seguinte trecho: “As leis são uma forma de exigir que determinadas regras sejam cumpridas e de obrigar determinadas pessoas a cumpri-las (ou seja: fazer o que outras pessoas querem que elas façam) e isso só pode ser obtido com pancadas, com a perda da liberdade e com a morte“.

5. No terceiro parágrafo, o autor para afirmar sua tese, precisa negar uma outra. Qual é ela?
O autor nega uma tese no seguinte trecho: “A essência da legislação não está no Sujeito, o Objeto, no Direito, na idéia do domínio da vontade coletiva do povo ou em qualquer outra condição tão confusa e indefinida”.

6. Que razão de ordem pessoal (uma opinião ou parecer pessoal) o autor apresenta para negar a tese referida na questão anterior?
O autor argumenta com a seguinte frase: “Aqueles que controlam a violência organizada dispõem de poderes para forçar os outros a obedecer-lhes, fazendo aquilo que eles querem que seja feito”.

7. No ultimo parágrafo, que artifício o autor usa para ganhar a adesão do leitor a sua tese e antecipar a possíveis contra argumentos?
O autor expressa no seguinte trecho: “As leis são regras feitas por pessoas que governam por meio da violência organizada que, quando não acatamos, podem fazer com que aqueles que se recusam a obedecer-lhes sofram pancadas, a perda de liberdade e até mesmo a morte”.

8. O texto é predominantemente expositivo ou argumentativo? Justifique.
Acredito que seja argumentativo, pois o autor está durante todo o texto tentando nos mostrar indícios para nos convencer de que sua tese tem fundamento.



• COVARDIA – Sônia Francine ”

9. Qual a tese defendida pelo autor do texto?
A autora não concorda com a forma com que são denominados os bandidos que praticam ações atribuídas ao PCC, ou seja, é lhes atribuído “ousados”.

10. Cite pelo menos um argumento usado para defender a tese do texto Covardia.
“Se pensarmos que eles têm armamento pesado, total desrespeito pela vida e nenhum compromisso, vemos que é fácil demais agir como agem: atirando na casa de um policial enquanto ele amamenta o filho, por exemplo.”

3 comentários:

ѼGifs PlaceѼ disse...

Estou fazendo um trabalho de faculdade com as mesmas perguntas.
Gostei das respostas, bem simples.

Juliandra Alencar disse...

Que bom que tenha gostado. Gosto de respostas bem simples e objetivas. Obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Segundo o texto, qual é o conceito errônea que as pessoas fazem dá legislação?